E serás uma coroa de glória na mão do SENHOR, e um diadema real na mão do teu Deus. (ISAÍAS 62:3)

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

MÃES DE FÉ

Por Andréia Ferreira

Se você é mãe ou ainda não é, mas deseja ser, preste muita atenção no exemplo de mãe que vou descrever agora.

Quero falar-lhe de Joquebede, a corajosa mãe de Moisés.

O pensamento hebraico frequentemente equipara riqueza a filhos e filhas, herança prometida por Deus a Abraão (Gn 12.2). Repare na iniciativa dessa mãe. Ela “concebeu... deu à luz um filho... vendo que era formoso... tomou um cesto... pondo nele o menino”(Êx 2.2-3). Essas ações denotam uma mulher de fé corajosa e com objetivos claros. Sua motivação e seus resultados são esclarecidos pelo autor de Hebreus (veja Hb 11.23-27). Ela contornou a lei que mandava que matasse seu bebê: colocando-o no rio Nilo, cumpriu a lei (Êx 1.22); cercando-o de proteção, inclusive colocando sua irmã Miriã para vigiá-lo, demonstrou fé (Êx 2.3-4).

As mentes ocidentais não conseguem compreender as táticas aterrorizantes dos Faraós antigos. Idólatras e corruptos, não sentiam nada além de desprezo pelo Deus dos israelitas. Ódio, hostilidade e trabalho duro eram fatos da vida. Mesmo assim, uma mulher cuidadosa, mãe desembaraçada e de iniciativa, elevou-se acima da maldade que a cercava. Deus viu seu coração, ouviu suas orações e interveio em seu benefício. Sua fama perdura através de seu destacado filho (Nm 26.59). Deus honrou seu firme propósito usando um dos seus filhos para libertar os hebreus da escravidão do Egito e escolhendo seu outro filho, Arão, para ser sumo sacerdote. Sua filha Miriã tornou-se líder das mulheres hebréias, e toda a família da tribo de Joquebede foi escolhida por Deus para liderar os rituais do culto.

Joquebede serve de modelo para as mulheres de hoje em dia com sua contagiante coragem para temer a Deus em vez de aos homens, e com uma fé firme nas promessas e providência divinas.

Esta mulher levou seu papel de mãe muito a sério, criou seus filhos no Senhor com dedicação consciente. Com certeza, foi a maior influência diante de Deus na preparação desses filhos para a grande tarefa que o Senhor tinha para cada um na liderança e libertação do seu povo.

Como mãe, eu acredito que Deus tem grandes planos para a vida de nossos filhos, mas temos que tomar uma postura corajosa e de fé como Joquebede para criá-los de forma que realmente façam a diferença neste mundo.

Se assim o fizermos, orando sempre e buscando sabedoria do Senhor, nos tornaremos mães de filhos abençoados, que serão um diferencial e causarão um impacto positivo no mundo em que vivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas